A profissão não define o homem






Quem nunca cometeu um erro ? Ainda mais gramatical !
Será mesmo que um erro assim pode julgar o que de fato é a pessoa ?
Conheço pessoas que não passaram do ensino fundamental que são muito mais inteligentes , cultas, bem humoradas, interessantes e o principal muito mais autenticas do que alguns que fizeram 3 faculdades , estudaram fora , falam outra língua .

Ressalto também essa importância que a sociedade dá ao status o estudante , o formado , o profissional . A busca pelo conhecimento deveria ser uma coisa prazerosa e não obrigatória .
Adquirir uma posição melhor , o famoso subir de classe, é a motivação principal . Um emprego melhor, um salário maior , uma vida digna . Interessante , nesses últimos dias tenho ouvido muitas definições diferentes sobre o que seria essa tal vida digna .

Será mesmo que uma pessoa cujo o potencial intelectual é enorme  tem um emprego digno ? Claro, só depende de uma coisa. Da felicidade dela .

Quantos profissionais não largam a carreira depois de anos e se aventuram no que realmente eles sentem a paixão , sim digo paixão ! O amor , a busca pelo novo . O advogado que virou ator, a atriz que foi fazer medicina , o gerente que virou dançarino , o bancário que virou filósofo.
Por puro prazer.
Ao meu ver , toda profissão está no mesmo patamar de importância . Sim , um vigilante tem a mesma importância que um médico . Não é porque um tem mais estudo , ganha mais que o outro que a importância dele será diferente . Ambos tem família , casa, e dão o seu melhor . Fazem parte da sociedade . Ah ,sociedade ! Você e suas mil e vinte duas facetas .

Falar sobre profissões que não são muito bem vistas é complicado . Engraçado quando em sala de aula um professor comenta sobre Cuba , e diz que lá as profissões tem essa igualdade . A cara de espanto da maioria me faz pensar . Como ? Deveríamos achar isso bom  . Mas estamos fardados a viver no selvagem mundo capitalista onde o salário define caráter e a profissão tem que digna.

Por isso o processo de formação é tão “bem visto” . Fico abismada quando vejo tanta gente dentro de uma faculdade de Direito que não tem o mínimo amor pelo mundo jurídico . Meu “sonho “ de menina de estar com um processo em mãos um dia , de conversar com pessoas que teriam essa mesma paixão caiu por terra. A moda é estudar e fazer um concurso .

"Quando menos erros gramaticais você comete , melhor você é
Quando mais diplomas. mais inteligente
Quanto mais cabelos brancos , mais experiente
Quanto mais novo , menos sabe o que quer .


Se o salário é maior
Se te pagam em dólar
Você é melhor

Se  veste igual , você é diferente
Se você concordou com isso tudo
Sinto lhe dizer …
Mas é muita hipocrisia"

Afirmo que a profissão não define o homem , muito menos seu nível escolar .
Se o homem buscasse conhecimento por pura paixão e não pela luta incessante de ser superior , o mundo seria muito mais interessante.  


Por - Gabi Soares

Comentários

Postagens mais visitadas