Nem Las Casas , nem Sepúlveda . Minha opinião.


Fugirei um pouco sobre o tema central do blog , o amor entre duas pessoas , entretanto, não deixarei de falar de uma certa forma sobre o amor, de uma forma diferente . O amor que deveríamos ter e não temos .Após fazer um trabalho acadêmico sobre esse debate , tendo como personagens principais Las Casas e Sepúlveda , posso esboçar de fato a minha opinião sobre os fatos discutidos , e justificar o motivo pelo qual escolhi defender a intervenção , e não a prepotência e arrogância de  Sepúlveda , muito menos a inocência de Las Casas e a tentativa de enquadrar uma tese tão ilustrativa nos tempos de hoje . Relato o que aprendi com esse trabalho . Numa aula sobre Direitos "Humanos". Como fala Voltaire  "posso não concordar com nenhuma das palavras que você dissermas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

A realidade é que vivemos a tese de Sepúlveda , todos os dias. Implicitamente somos defensores dele por simplesmente cruzar os braços.
A “catequização”, a  apropriação de cultura , a intervenção feita por motivos puramente capitalistas , o derramamento de sangue  são realidades que vimos nos jornais enquanto jantamos e não fazermos nada !

Assim como ver crianças passando fome, surto de Aids , estupros em massa , crianças indígenas sendo mortas por rituais , povos que vedam o direito de expressão , censuram .Enquanto isso nós , nos desfrutamos da sobremesa.

Temos que entender que  Sepúlveda  viveu a um tempo atrás , e o tempo , não para . Por mais que tenhamos que analisar a história, por que quem não a conhece está  fardado a repeti-la  , será mesmo que não podemos analisar a história e tirar proveito dela ? Não repetindo os erros , mas tentando conserta-los ?

Sepúlveda , nos tempos de hoje é visto com maus olhos , também pudera , o individuo se achava superior aos demais . Como alguma pessoa  pensa que pode se apropriar ou pior extinguir uma cultura ?
Dizer o que é certo , ou o que é errado ? Ele sim era o animal . Digo isso , partindo do fato de estarmos em 2013 , e de ter nascido bem depois da Declaração de Direitos Humanos surgir .




“A esta lei estão submetidos os homens e os animais. Por isso, as feras se amansam e sujeitam-se ao império do homem. Por isso, o varão impera sobre a mulher, o homem adulto sobre a criança, o pai sobre seus filhos, quer dizer, os mais poderosos e mais perfeitos sobre os mais débeis e imperfeitos. Isso mesmo se verifica entre os homens; alguns, por natureza, são senhores, outros, por natureza, são servos”  Citado por BRUIT, H. H. op. cit., p. 127.

Me diga como aceitar ouvir falar sobre alguma coisa assim em pleno século XXI ? Para ele a mulher era uma coisa . Coitado se ele nos visse hoje , mulheres ocupando cargos altíssimos  , cada vez dominando mais o mercado de trabalho .Taxava a soberania do perfeito sobre o imperfeito , se achava muito melhor que o outro .
Mas não é isso o que fazemos a todo momento? Sim , TODOS nós.

Não existem bonzinho e mau . Na sociedade em que vivemos temos que admitir temos os expressamente hipócritas e os que tentam relativizar sua hipocrisia .

 É  muito fácil falarmos sobre assuntos que dizimam populações no conforto de uma cadeira enquanto desfrutamos de um bom café , ou vemos um bom filme. É muito bom escrevemos sobre isso  acomodados no sofá de casa .
Para nós isso é muito fácil.

Falando um pouco sobre Las Casas e seu pensamento infantil e inocente para o momento atual , digo que  em tese, seria o correto a se fazer de tão lindo que as palavras dele ecoavam na minha mente ,enquanto lia o livro recomendado .Mas será mesmo que essa ideia se aplica no mundo de hoje ?
Ele defendia a não intervenção sobre os índios , a preservação na cultura do outro . Ele defendeu a teoria do  “ mito do bom selvagem”, sendo contra a catequização dos mesmos.
Muito lindo. Se tivéssemos um pouco mais de fraternidade para com o outro , com certeza adotaríamos essa tese .
 Mas como já disse , acredito que essa discussão em si já tenha infelizmente passado , e por mais que continuemos a discuti –lá , fica claro qual a tese toda a sociedade comprou , ou melhor como ela mesclou as duas , se apropriou do outro , virou as costas , foi embora e ainda assiste tudo pela televisão .

Meus antepassados fizeram , eu não , logo discutirei assuntos do passado , me maquiando com a desculpa de não poder ajudar o próximo . É mais fácil.

Nem Sepúlveda , muito menos Las Casas . Para mim os dois estão parcialmente certos e proporcionalmente errados .
Sepúlveda  é nada mais nada menos do que o primeiro preconceituoso  e hipócrita  conhecido pelos índios . E cada vez que vemos as notícias sobre a devastação de uma cultura, e tomamos suco de laranja , somos filhos de Sepúlveda.

Las  Casas , em sua época ao meu ver era um homem de visão , humanitário . Um homem de bom coração ? Talvez sim , não cheguei a conhece-lo não é ?  Mas cada vez que vemos uma notícia sobre a fome da África  ou estupros em massa na Índia , podemos perceber com um olhar extremamente atual , que levamos a teoria dele muito ao pé da letra , nos fazendo virar as costas para o outro mesmo que esse outro esteja em um outro continente , somos todos filhos de Las Casas.

Manifestantes protestam em Nova Délhi após o estupro coletivo de uma jovem indiana em um ônibus em movimento. O caso tem gerado revolta no país. (Foto: Altaf Qadri/AP) Fonte http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/morre-vitima-de-estupro-coletivo-na-india.html  


Discutir o que aconteceu , é  chorar o leite derramado. Minha proposta é aprender justamente com os erros trazidos por ambos e buscar uma solução viável para o conflito.
É absolutamente perceptível que os países considerados desenvolvidos ou os emergentes tem condições para amparar os subdesenvolvidos na busca  por pelo menos o grau mínimo de dignidade .
É tão difícil reconhecermos que podemos ajudar os que estão com as mãos estendidas pedindo socorro ? Será possível ajudar ,sem alterar a cultura local ? Sim meus caros , era essa a pergunta que poderíamos estar nos fazendo .Como ajudar sem atrapalhar ?



Sabemos que vamos interferir , e que a cultura é um bem importantíssimo para toda a humanidade . Mas também sabemos que temos condições de ajudar quem precisa .
 Basta pararmos de termos essa visão preconceituosa de si mesmos , que pode ser vista de diversas formas .

Não podemos achar que somos os donos do mundo como Sepúlveda vez. Bater no peito de vestir a camisa  “somos melhores”.  Mas também não podemos  ser tão alienados ao ponto de tampar os olhos para os nossos próprios dados econômicos .
Não podemos também levar a ideia , ao meu ver extremamente romântica e pura , de deixar que esses povos se virarem , é essa a expressão , não tem outra a ser usada . Simplesmente se virem .

Eu tenho a vacina , eu posso te curar , mas não vou não ... sua cultura é diferente da minha .

Mas como ? Não somos todos feitos de carne e osso ? Nosso sangue não é vermelho ? Não vivemos em um mundo totalmente interligado ?
Acho pertinente citar a história contata por uma grande amiga  durante o trabalho , sobre um fotógrafo que cometeu suicídio , pouco tempo depois de ter tirado essa foto .



Fato é que ele não fez absolutamente nada .  Em suas palavras o abutre foi embora e o menino seguiu cambaleando .
Repito a fala da minha prezada colega , será mesmo que gostaríamos de ser os abutres ? 
E completo . Será mesmo que nós já  não somos os abutres ?
Não fui convencida por nenhum dos autores . Nem pela  fala estúpida de  Sepúlveda , muito menos pelo discurso antigo e poético  de Las Casas .  Temos que nos manter imparciais até o final . Mas eu , Gabriela Soares , defendo  que todos nós ,rotulados como ocidentais ou orientais , nós residentes de um mesmo endereço , o planeta Terra , temos o direito de ter as mínimas condições  para uma  vida digna .  Defendo a preservação da cultura  dos povos , e proponho que  surja uma nova problemática . 

Como ajudar pacificamente?
Discutir o que passou é aprendizado, criar soluções, levando em conta os erros cometidos . Isso sim seria uma construção rica.
Afinal devemos ou não devemos ter amor ao próximo? Você ainda está ai ou  já foi tomar seu refrigerante em frente a televisão ?
Ninguém gosta de discutir soluções que mexam no que , hoje em dia , está sendo levado mais em conta do que o amor . O bolso .


 Se quiserem voltar aos tempos desses dois autores sugiro que deletem da suas mentes o que é a Declaração de Direitos Humanos , a Constituição e os tratados internacionais .  Vamos voltar para o tempo das grandes navegações e tentar mudar o mundo ! Opa não dá . Já sabemos a burrada que nossos antepassados cometeram não é ? Então sabemos também que podemos fazer diferente . 

Se encha de ideias românticas e tente aplica-las de acordo com a realidade vivida . 
Tente .

E quando falarem que sua ideia é absurda , prossiga , isso quer dizer que ela é muito boa. 


Comentários

Postagens mais visitadas