Cuidar




Algumas  pessoas  tem mania  de cuidar  da vida dos outros, interprete  isso da maneira mais  pejorativa que puder.  Cuidar  de cada detalhe, suspiro e sussurro de terceiros.  Não  é  desse cuidar  que me refiro.
Proteger, escutar, se fazer presente, escolher as palavras  certas,  bem como atitudes a dedo, tudo  isso com o intuito de não abrir nenhuma  ferida incurável  durante  um diálogo  qualquer.  Ocorre que,  o cuidar em excesso seja de um amor, de um amigo ou familiar é se perder no universo alheio. As palavras e gestos  meticulosamente escolhidos, com o intuito  de não magoar acabam tendo um gosto  amargo para quem zela  em excesso.  As vontades e ideias acabam sendo sufocadas pelo enorme medo se errar e não  agradar.
Quantos  sapos uma pessoa  assim já  não  escutou?  O grande  problema  é  ela perceber que isso não  está  certo, mesmo que para  alguns isso  seja mais claro como a água , imagino alguns  revirando  os olhos  “ é  óbvio  que cada um deve cuidar  de si”.
Se permitir  errar, não  agradar  totalmente bem como se dar ao luxo de se permitir  ficar em silêncio  apenas  na companhia dos seus próprios pensamentos  turvos e quem sabe de um filme..
Não  se policiar na quantidade  de bebida ou comida  que consome, apenas pelo fato  das pessoas  ao seu redor  não  estarem acostumadas com esse lado seu,  se autorizar a falar não,  defender uma ideia completamente  absurda para todos porém  plausível  em seus pensamentos.  Ter a mente sã  e não  tomar nenhuma  dor para si, saber escutar sobre relacionamentos e dar bons  conselhos  sem mergulhar  pés  e cabeça em uma história  que não  é  sua. Isso tudo  reunido em palavras  pode até  soar como  hipocrisia talvez,  porém acredito que só  quem sempre esteve nesse  tipo de posição  sabe o quanto  de energia e coração  foram consumidos nessa jornada...  Ser alicerce, ou querer demasiadamente  ser um apoio para todas as horas..  Desgasta, consome, corrói e dói.

 Quem sabe essas pequenas vontades  não  sejam  apenas  um chamado desesperado para se amar  um pouco  mais,  se colocar  em primeiro  lugar..  Hipocrisia?  Amor próprio?  Apenas uma pequena  crise de loucura  na madrugada?  Não  sei..
Acho que deve  ser a parte que tanto é omitida pelo  medo de não acertar e que quer sempre  zelar pelo outro   querendo  dizer – estou aqui e preciso  que VOCÊ  SE cuide.




Comentários

Postagens mais visitadas